Skip to main content
dourado na decoração

Ouro para que te quero? Dicas para decorar com a cor que nunca sai de moda.

A cor dourada é uma tendência que não tem prazo de validade. Quando falamos no universo da decoração, já sabemos que as tendências são cíclicas: elas vêm e voltam de tempos em tempos. Mas parece que essa regra não se aplica ao dourado, isso porque o tom está sempre presente de alguma forma, principalmente na mesa posta, seja em eventos ou lojas de decoração que optam por uma temática mais elegante e sofisticada. Neste artigo a Rafimex separou algumas dicas para você encaixar e usar o dourado na decoração e na composição da mesa posta em diversas ocasiões. Continue a leitura!

dourado na decoração

Significado da cor dourada

O dourado é a cor do ouro. E todos os objetos que carregam esse tom remetem a esse metal precioso. O ouro é a cor do vencedor. Quer um exemplo prático dessa afirmação? É essa cor que representa o primeiro lugar, por isso as medalhas são sempre em ouro, sendo a prata o segundo lugar.

Psicologicamente falando, o dourado é interpretado como a cor da sabedoria interior, da qualidade e da riqueza. Além disso, está sempre associada ao prestígio, luxo e riqueza material, o que sugere que um produto ou serviço é caro e exclusivo.

Em termos de marketing, a cor dourada representa o sucesso, a realização e o triunfo, também muito associada à abundância e prosperidade, luxo, prestígio, sofisticação, valor e elegância. O dourado também simboliza a vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza, levando charme e construindo confiança, oferecendo poder, persuasão, energia e inteligência por onde passa.

A cor dourada na decoração

O dourado combina muito bem com todos os tipos de ambiente e decoração, principalmente quando aplicado em detalhes, como em molduras de espelhos, cadeiras e poltronas, mas também pode aparecer de modo mais impactante, como em uma mobília inteira ou como cor da parede, por exemplo.

Na mesa posta, a versatilidade é ainda maior, pois é possível fazer infinitas combinações de artigos, como sousplats, jogos americanos, guardanapos, argolas para guardanapos, entre outros itens que se complementam perfeitamente, um fato que é uma grande vantagem para buffets e lojas de artigos de decoração que podem investir em produtos da cor dourada sem medo, pois elas funcionam como um coringa em qualquer ocasião.

>> Aproveite para aprender como transformar seu salão de festas através da decoração<<

Combinando o dourado com outras cores

As combinações entre o dourado e outras cores implicam diretamente no tipo de sensação que se deseja passar. Alguns exemplos são:

Dourado e prata: essa combinação de tons, que respondem da mesma forma quando iluminadas, resulta em um ambiente com ares de luxo e modernidade, aliando o clássico do dourado ao toque futurístico proporcionado pelo prata.

decoração dourada e prata
IMG: Reprodução Pinterest.

Dourado e preto: o pretinho básico combina muito bem com o dourado, pois são duas cores que remetem à sofisticação e requinte. Mas atenção: cuidado para não exagerar na composição de elementos com essas cores, pois ambas em excesso poluem o visual do ambiente.

decoração dourada e preta
IMG: Reprodução Pinterest.

Dourado e azul: a combinação do azul com dourado funciona muito bem e transmite seriedade e confiança aos ambientes.

decoração dourada e azul
IMG: Reprodução Pinterest.

Dourado e branco: talvez a combinação mais comum, o dourado casa perfeitamente com o branco em qualquer ocasião, transmitindo uma atmosfera de elegância e, ao mesmo tempo, simplicidade.

decoração dourada e branca
IMG: Reprodução Pinterest.

De forma discreta e elegante, o dourado é o toque de sofisticação que eleva a beleza de qualquer decoração. E a escolha do tom adequado e a melhor combinação de cores dependerá diretamente da ocasião e ambiente que você deseja criar.

Gostou dessas dicas de como usar o dourado na decoração? Então continue acompanhando o Blog Rafimex e visite nossa loja online para garantir os melhores artigos para mesa posta!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *