Skip to main content
Sala de Estar Decorada

Como decorar sala de jantar e sala de estar com harmonia?

Os dois cômodos são muito importantes e merecem destaque na hora de decorar a casa. Mas só a decoração não basta, é preciso harmonizar os ambientes para que eles fiquem agradáveis e até se comuniquem. No artigo de hoje vamos dar algumas dicas essenciais para decorar as salas de jantar e estar. Confira!

Sala de Estar Decorada

Se tratando de casas, a sala de estar pode ficar a uma certa distância da sala de jantar, o que permite que esses ambientes tenham decorações mais variadas.

Porém, quando se trata de apartamentos ou casas mais compactas, a tendência é que esses cômodos sejam bem próximos, gerando certas dúvidas na hora de decorar, afinal, como fazer para que os ambientes se integrem?

É ótimo ter essa ideia em mente antes de começar a comprar objetos, iluminação e escolher as cores das paredes, pois você evita de acabar com dois espaços que se contrastam e criam desconforto.

Dicas para integrar as salas

O primeiro passo é pensar nas cores das paredes. Evite ao máximo escolher cores de tonalidades opostas. Você pode até brincar com um contraste ou outro, mas sem exageros para não criar uma bagunça visual.

A dica é optar por cores neutras, que serão usadas tanto para a sala de estar como para a sala de jantar, como no caso da primeira imagem: o cinza predomina nas paredes e no sofá, mas tem um complemento dos móveis mais escuros e as almofadas mais clarinhas dão o toque final. As cortinas, quadros e outros acessórios complementam a decoração.

Cortina

Observação importante: evite deixar o sofá, a mesa de centro e o rack sem itens. Para o sofá, as almofadas são essenciais e agregam valor estético e conforto. Caso queira, é possível adquirir capas de almofada:

Sofá - almofadas com capa

Quanto à mesa e o rack, pequenas esculturas, vasos, abajures e afins caem muito bem. A cortina é outro diferencial que não pode ser esquecido.

Salas de Estar e Jantar integradas

Perceba, na imagem acima, como os ambientes conversam. O tapete é um ótimo aliado para delimitar o espaço entre um cômodo e outro.

Sabendo disso, podemos passar para o próximo ponto, a iluminação. Subestimada por muitos, é capaz de mudar completamente a impressão que se tem de um cômodo.

Além da luz central, a qual você pode escolher modelos diferenciados, invista em outros polos de iluminação. Você já ouviu falar dos spots de luz? Eles são um verdadeiro charme:

Salas de Jantar e Estar Integradas

Quando estão acesos, dão um ar luxuoso e sofisticado, tanto para a sala de jantar como para a sala de estar. Obs: repare que o tapete está presente novamente como um divisor.

O segredo para integrar dois ambientes é, normalmente, escolher com calma as cores e os acessórios presentes em cada espaço, para que conversem entre si, criando um clima harmonioso.

Mais uma coisa: nunca deixe a mesa vazia! Isso pode fazer com que a decoração perca um pouco do charme. Para evitar isso, utilize no mínimo caminhos de mesa. Eles preenchem a mesa e combinam muito bem com vasos, esculturas, jogos americanos e até com a própria louça.

Caminho de mesa e vaso de florMesa decorada

Essas foram as nossas dicas de hoje! Aproveite e leia também: Aprenda a arrumar a mesa para ocasiões especiais.

Alguns dos itens citados, como caminhos de mesa, cortina e almofadas podem ser encontrados na Rafimex. Acesse nosso site e baixe o catálogo para ver mais opções desses itens, além de outros para decoração de mesa e cama!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *