Skip to main content
homem planejando com vários papeis na mesa

4 dicas de planejamento para sua loja em tempos de recessão

Em tempos de desafios que impactam diretamente a economia global, é normal que empreendedores sintam-se aflitos mediante às dificuldades que se apresentam, além da preocupação com o cenário de incertezas e evidente instabilidade do mercado. Em vista disso, a Rafimex separou algumas dicas essenciais para sua loja em tempos de recessão. Com esse artigo, pretendemos ajudá-lo a planejar os próximos passos para sua loja passar por este período com responsabilidade e visando manter a saúde de seu negócio. Confira!

homem planejando com vários papeis na mesa

A situação atual pede calma, serenidade e paciência para ser vivida da melhor forma possível, sem gerar grandes prejuízos para a população. Mas uma coisa é certa: não passaremos ilesos pela crise, e é por isso que precisamos tomar algumas medidas que auxiliem nossos negócios a manterem seu pleno funcionamento. Veja a seguir algumas dicas simples para implantar em sua loja:

Esteja à frente de todos os processos da loja

Este é o momento de colocar a mão na massa e liderar todas as áreas da empresa, desde o departamento de vendas até a administração. Só assim será possível garantir que a loja continue funcionando mesmo em casos de baixas na equipe de funcionários, pois você poderá cobrir possíveis faltas ou licenças, além de estar por dentro das necessidades do estoque para realizar os pedidos e manter o giro de mercadorias funcionando.

Planeje o estoque com antecedência

O planejamento do estoque é o ponto mais essencial para evitar que produtos fiquem encalhados ou entrem em falta, principalmente em lojas que vendem artigos de decoração e mesa posta, pois pertencem a um setor muito dinâmico em relação ao lançamento de novas tendências e coleções inteiras a todo momento, fato que pode tornar alguns produtos muito procurados ou obsoletos em um curto período de tempo.

sala de estar com desfoque

Sendo assim, mantenha um contato próximo com seus fornecedores e certifique-se de que eles irão cumprir os prazos de entrega e demandas da sua loja, de acordo com as oscilações do mercado. A Rafimex está sempre de olho nas ofertas e demandas do mercado, visando fornecer os melhores produtos de acordo com a sazonalidade e exigências do segmento. Além disso, continuamos funcionando a todo vapor para ajudar cada um de nossos clientes a abastecer seus estoques com o máximo de eficiência logística possível. Então, não esqueça de entrar em contato conosco para solicitar um orçamento!

Monte pacotes com o melhor custo-benefício para incentivar compras grandes

A fidelização do cliente deve ser uma prioridade para uma loja em tempos de recessão. Sendo assim, busque oferecer pacotes fechados de produtos por um bom preço, de forma personalizada, para cada cliente. Este cuidado é uma via de mão dupla que beneficiará seus consumidores (que terão adquirido os melhores produtos pelos melhores preços) e você, que evitará a perda de vendas e ainda tem o bônus de possivelmente ser indicado para potenciais clientes por seus consumidores.

Busque meios de reduzir gastos

Uma das maiores prioridades neste momento é cuidar do caixa da empresa. Como estamos passando por um momento de incertezas e oscilações no mercado financeiro, é importante reduzir os gastos ao máximo para conseguir manter o negócio funcionando sem perdas e/ou baixas significativas. Sendo assim, revise seu planejamento econômico e certifique-se de renegociar todas as dívidas existentes, verifique a possibilidade de interrupção do pagamentos de dívidas tributárias de acordo com as novas resoluções (avalie o impacto da Medida Provisória nº 899/2019 – MP do Contribuinte Legal – no seu negócio) e tente negociar prazos com seus fornecedores, buscando alternativas para renegociar os termos de pagamento, como prazos e valores, sem esquecer de cortar gastos excedentes com a redução do consumo de água, energia, entre outros custos essenciais.

Adapte seu modelo de negócios para atender à demanda atual

Se a sua loja é física, este é um momento propício para investimento em uma loja virtual. Isso porque a demanda por compras online tem aumentado cada dia mais, além de ser a melhor alternativa para manter algumas lojas físicas funcionando no período de quarentena, no qual as pessoas não podem visitar PDVS. Você pode começar com a venda dos seus produtos através das redes sociais, como um perfil comercial no Facebook/Instagram, ou inserindo uma loja virtual em seu website.

compra-online-no-celular

Em seguida, é só fazer uma campanha de reeducação e conscientização com seus clientes para apresentar os canais de compra da sua loja utilizando e-mails, mensagens, publicações nas redes sociais, entre outros meios de comunicação digital. Não esqueça de disponibilizar canais de atendimento eficientes para lidar com qualquer eventualidade e auxiliar seus consumidores a realizar suas compras.

Gostou dessas dicas do que fazer em sua loja em tempos de recessão? Então continue acompanhando o blog da Rafimex e conte conosco para ajudá-lo com o abastecimento do seu estoque de artigos para decoração e mesa posta. Até a próxima!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *