Skip to main content
Como-usar-Sousplats-648x410

Sousplat: o que é, para que serve, como e quando usar?

A atenção nos cuidados e na decoração da mesa fazem a diferença! E dentro das inúmeras possibilidades disponíveis, o sousplat é um plus que agrada tanto estética quanto funcionalmente.

Quer saber mais sobre o “suplá” (pronúncia correta), se deve usá-lo com lugar americano ou não e muitas outras coisas? No artigo de hoje vamos esclarecer tudo sobre os sousplats. Confira!

Como e quando usar sousplats

Para que serve o Sousplat?

Além de uma peça decorativa disponível em vários estilos para combinar com o resto da mesa e da ocasião, o sousplat serve para proteger a toalha de mesa de possíveis alimentos que podem cair durante as refeições. Ele também impede que o prato fique deslizando na mesa enquanto os convidados comem.

E, se tratando de um buffet ou evento onde as pessoas se servem em um local e comam na mesa, esse item serve para marcar o lugar.

Segundo as regras de etiqueta, entre as entradas e as refeições principais, a mesa não pode ficar “vazia”. Portanto, o sousplat também impede que a mesa fique desguarnecida.

E uma coisa bem interessante a respeito desses produtos é que, até pouco tempo atrás, eram produzidos com materiais mais custosos, como o vidro e o inox, o que os tornava mais caros para o consumidor final. Porém, isso mudou desde a chegada do polipropileno e do rattan, que permitiram preços mais acessíveis sem perder a durabilidade e a qualidade estética deles.

O que é Sousplat

Exemplo de uso de sousplat

O sousplat é um “suporte para o prato”, geralmente de formato redondo maior que o prato, e pode ser encontrado em uma infinidade de materiais. A palavra tem origem francesa e significa “abaixo do prato” (Sous = Abaixo; Plat = Prato).

É essencial em eventos formais, mas também pode ser usado de maneira informal em ocasiões mais simples onde se queira dar um toque de sofisticação ou um toque vintage.

Como e quando usar?

Como o próprio nome já diz, usa-se invariavelmente abaixo do prato. Ele não deve ser usado para colocar os alimentos, sejam petiscos ou entradas, como um prato. E, na hora da sobremesa, deve ser retirado.

Pode ser usado tanto em casa, em um jantar ou almoço onde queira dar um requinte à ocasião, quanto em restaurantes e buffets, agregando valor ao local.

Os guardanapos podem ficar ao lado ou dentro do prato, enquanto os talheres jamais ficam dentro do sousplat.

É possível usar sousplat com lugar americano?

Seguindo as regras de etiqueta à risca, não. Porém, esteticamente falando, esse conceito vem caindo e é possível sim combinar sousplat e lugar americano em uma mesma mesa. Inclua um guardanapo na combinação para fechar com chave de ouro.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

Sousplat em mesa posta

Diferenciando Sousplat de Lugar Americano

Muitos jogos americanos possuem formato redondo, assim como os sousplats, causando certa confusão entre os dois itens. Para diferenciar, seguem as dicas:

– Geralmente os sousplats são menores que os jogos americanos e possuem cerca de 33cm de diâmetro, enquanto os jogos americanos são maiores, com cerca de 38cm.

– Os sousplats são mais parecidos com pratos e quase sempre possuem profundidade, enquanto os jogos americanos são planos e podem abrigar os talheres.

Essas foram as nossas dicas de hoje. Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre decoração? Cadastre-se em nossa newsletter!

Caso queira comprar sousplats, acesse nosso site e veja o catálogo completo com inúmeras opções para você escolher a que mais se encaixa na ocasião. Temos modelos que vão do luxo ao vintage – não perca!

Aproveite e leia também: Como decorar a mesa para uma ocasião especial?



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *