Skip to main content
Mesa-Bonita-Arrumada-648x410

Mesa Bonita Todos os Dias. Suas refeições nunca mais serão as mesmas

Esperar uma data especial ou um evento de gala para ter uma mesa bem posta é um hábito do passado, restrito aos protocolos comportamentais dos séculos XIV ao XIX. Quem não se alegra diante de uma mesa bonita, com toalhas, travessas e guardanapos dispostos com precisão e beleza na hora das refeições?

Mesa Bonita Arrumada

Por mais simples e despretensiosa que essa ação seja, decorar a mesa é o mesmo que deixar seus jantares e momentos de confraternização ainda mais especiais e bonitos, pois uma mesa bem decorada pode mudar totalmente o ambiente onde a refeição está sendo realizada. Uma decoração bonita da mesa traduz o respeito e o carinho por você mesmo e pelas pessoas do seu convívio.

Por onde começar a arrumar a mesa?

Primeiramente, você precisa definir quais peças melhor se adequam ao seu dia a dia para que não haja complicações e nem atrapalhe sua rotina na hora de montar a mesa. As peças mais comuns da composição são:

  • Toalhas de mesa

Toalha de Mesa

Você pode optar pelas toalhas de mesa quando quiser compor uma mesa mais luxuosa e moderna, pois esta é uma opção elegante e que oferece maior requinte à decoração. Este é um elemento de grande harmonia e simetria decorativa, mas que exige o uso de sousplat para evitar que possíveis respingos de comida sujem a toalha.

  • Jogo americano

Jogo Americano

O jogo americano é muito utilizado em ocasiões informais por ser um pouco mais prático do que a toalha de mesa, além de ser um item relativamente mais em conta e de uso individual. É possível adquirir vários tipos de jogo americano e mudar a composição da mesa de acordo com sua preferência no dia.

  • Sousplat

Sousplat Dourado

Já falamos sobre esse item no artigo anterior – veja o que é, como e quando usar o Sousplat.

Resumindo, além de uma peça decorativa disponível em vários estilos para combinar com o resto da mesa e da ocasião, o sousplat serve para proteger a toalha de mesa de possíveis alimentos que podem cair durante as refeições. Ele também impede que o prato fique deslizando na mesa enquanto os convidados comem.

O sousplat dá um toque de elegância e é bem fácil de ser usado.

  • Guardanapos

Guardanapo de Pano para Mesa

Os guardanapos dão um toque especial na decoração da mesa e sua versatilidade permite diferentes dobraduras, além de harmonizar muito bem com argolas e fitas decorativas. Seu tecido pode ser em cor lisa, estampado ou colorido, desde que esteja de acordo com seu gosto.

Caso queira dar um “plus” nos guardanapos, opte por guardanapos de tecidos, os quais você pode dobrar e até colocar uma argola para sofisticar.

  • Caminhos de mesa

Caminhos de Mesa

Os caminhos de mesa são peças muito versáteis que podem ser facilmente combinadas com outros itens de decoração na mesa, servindo de apoio para vasos com flores e travessas, por exemplo. Os modelos tête-à-tête também são perfeitos para compor a mesa posta, pois são menores e mais práticos do que as toalhas de mesa e ficam absolutamente elegantes sozinhos (ou acompanhados de jogos americanos, sousplats e guardanapos).

  • Copos, talheres, pratos e arranjos

Por último, escolha os utensílios que serão usados para comer e beber. Os talheres devem ser escolhidos de acordo com a refeição que será servida; em relação aos copos, indicamos que sejam dispostas ao menos duas taças: uma para a bebida principal (vinho, champanhe, suco, entre outros) e outra para água. Os pratos devem seguir a decoração da mesa e, assim como os talheres, escolhidos de acordo com a refeição (nada de prato raso para tomar sopa, viu?).

Copos Talheres Pratos

Arranjos de flores também são ótimos elementos para a decoração. Eles podem ser pequenos e simples, grandes ou charmosos… As opções são infinitas e todas cumprem muito bem o papel de complementar a decoração e trazer vida a qualquer mesa posta.

Mesa Bonita

Mãos à obra?

Agora que você conhece os itens mais indispensáveis para montar uma mesa especial, chegou a hora de inserir essa prática em sua rotina para que vire um hábito.

  • Antes de tudo, verifique a quantidade de pessoas e separe os itens que serão usados na refeição por cada uma delas.
  • Invista na composição de cores para criar um contraste entre toalhas e caminhos de mesa, jogo americano ou sousplat e os pratos, copos e talheres que serão utilizados.
  • O guardanapo é um coringa que, além da função de limpar dedos e lábios, e/ou proteger parte do vestuário contra salpicos de alimentos, pode ser usado tanto para conferir sofisticação, quanto para descontrair e alegrar a mesa. Aposte nas mais diversas cores e combinações.
  • Terminada a refeição, você pode escolher uma decoração neutra, com caminhos de mesa mais decorativos, vasos com flores, travessas para comportar xícaras de chá ou café, etc.

Viu como é fácil? Ter uma mesa bonita todos os dias não exige muito esforço e é uma ação transformadora. Pequenos hábitos são essenciais para melhorar o dia a dia, então, não deixe essa gentileza reservada apenas aos seus convidados, pois você também merece esse carinho.

Confira nossa linha completa de produtos para decoração de mesa!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *