Skip to main content
sistema de gerenciamento de armazém

Planejamento de estoque: Como voltar com tudo depois do coronavírus?

O mundo caminha cada dia mais para mudanças significativas e tudo o que conhecemos vem se modificando constantemente. A crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus veio para transformar nossas vidas, trabalhos e a forma de enxergar o mundo.

É inegável que o universo do varejo tem sido um dos segmentos mais afetados pelo isolamento social, mas a boa notícia é que como seres humanos, podemos nos adaptar às novas demandas e mudanças as quais somos submetidos. Veja neste artigo algumas estratégias de planejamento de estoque eficientes para voltar com tudo depois da crise!

sistema de gerenciamento de armazém

Nos artigos anteriores, nós demos 4 dicas de planejamento para sua loja em tempos de recessão e abordamos estratégias para sua loja inovar e continuar na ativa durante a quarentena. Agora, precisamos pensar um pouco mais à frente, no futuro pós-crise que sem dúvidas será repleto de desafios para o varejo.

As projeções para o cenário depois da quarentena ainda são incertas e é bastante difícil prever os impactos do isolamento social no setor, mas podemos ter uma boa noção do que nos espera (como a possível escassez temporária de produtos, mudanças no comportamento do consumidor, etc.), e começar desde já a planejar os próximos passos para sua loja chegar lá com tudo sob controle. Anote essas dicas de planejamento de estoque e mãos à obra!

Estabeleça parceria com um fornecedor confiável

A base do sucesso de uma loja é a garantia de um estoque eficiente. Essa garantia só pode ser alcançada quando se conta com a parceria de fornecedores confiáveis, responsáveis e que cumpram com os prazos de entrega para manter o giro do seu estoque em dia, de acordo com as demandas.

Se a sua loja vende artigos de decoração e mesa posta, conte com a Rafimex para ajudá-lo nessa empreitada. Nosso compromisso é levar até você o que existe de melhor na qualidade e beleza em produtos para mesa posta.

Preserve e distribua seu estoque de forma inteligente

Neste momento é importante ter um cuidado especial com o estoque atual disponível. Evitar que produtos escassos estejam no local errado ou sejam entregues a clientes que não são importantes (aqueles que não compram regularmente e/ou não costumam comprar com você) é o mais ideal neste momento para evitar a perda de clientes regulares. Isso não quer dizer que você não deva vender para estes clientes ou deixar de buscar novas fidelizações, mas antes de fazê-lo, certifique-se de que também terá produtos para atender aos clientes regulares. Essa é uma forma de priorizar seu estoque de modo a manter a reputação do PDV com seus compradores mais garantidos.

caixas em armazém usando indústria logística inteligente

Cuide do timing das suas vendas com a implantação da estratégia de curva ABC

Um grande desafio para as empresas do varejo que trabalham com fluxo constante de vendas é o controle do estoque. Isso porque a gestão eficiente do seu estoque é um fator imprescindível para o negócio se manter firme no mercado, atendendo às demandas de seu público. Sendo assim, para auxiliar a maior parte dos problemas na gestão de estoque, existe uma ferramenta utilizada amplamente para selecionar os itens que precisam ter um cuidado maior no estoque, a chamada curva ABC, que permite identificar os itens que possuem maior importância e valor dentro do seu estoque, classificando-os de acordo com essa relevância.

A curva ABC basicamente visa fazer um ranqueamento dos seus produtos, mostrando qual deles traz maior retorno para sua empresa. Aqueles que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A, os de médio valor e retorno são classificados na curva B e a maior parte dos itens que trazem um retorno baixo para sua empresa ficam classificados na curva C. Portanto, cabe a você avaliar o ranqueamento de seus produtos com o objetivo de organizar a reposição do seu estoque de acordo com o timing de vendas de produtos classificados em cada curva.

Implante sistemas de gestão de estoque

Toda loja deve possuir um gerenciamento de estoque efetivo e funcional. Existem inúmeras opções de plataformas e aplicativos disponíveis no mercado para auxiliar essa gestão, que possibilitam registrar e verificar os detalhes de todas as operações e processos que envolvem o estoque da loja.

código de barras para inventário em armazem

Uma solução bastante convencional é adotar sistemas de gerenciamento, ERP, integrados às plataformas de venda para potencializar a rentabilidade da loja, por meio de um controle que possibilite a administração e acesso a todas as informações pertinentes à entrada e saída de mercadorias do negócio.

Gostou dessas dicas para ajudá-lo desde já com o processo de retomada dos negócios após a pandemia de Covid-19 com um planejamento de estoque mais eficiente? Então fique de olho em nosso blog para mais conteúdos exclusivos e conte conosco para fornecer os melhores produtos de decoração e mesa posta para seu negócio!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *