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casal vendo vitrine de loja

Visual Merchandising: uma excelente estratégia para auxiliar o sucesso da sua loja!

Seja qual for o segmento do seu negócio, aquela expressão “a primeira impressão é a que fica” é uma grande verdade no mundo do varejo. Neste artigo você conhecerá a estratégia de Visual Merchandising e sua importância para a criação de uma identidade única para sua loja. Continue a leitura!

casal vendo vitrine de loja

O que é Visual Merchandising?

Visual merchandising é uma ferramenta de marketing que ajuda a criar uma identidade visual para a marca por meio de estratégias visuais dentro do próprio ponto de vendas. Essas estratégias têm o objetivo de valorizar os produtos, a marca e o PDV como um todo para atrair os clientes e criar estímulos que levem o consumidor a fechar negócio, com ações que combinam marketing e comunicação visual.

A disposição dos produtos, a organização dos espaços, os cheiros e sons, entre outros elementos que o consumidor pode ver, sentir ou tocar, fazem parte da experiência de compra no ponto de vendas. Logo, toda exposição planejada é considerada uma ação de Visual Merchandising.

Quais são as técnicas de Visual Merchandising?

No mundo do visual merchandising a palavra planejamento é tudo. Veja a seguir algumas dicas para você aplicar em seu negócio:

  • Cuide da vitrine

A vitrine é o cartão de visitas de toda loja, que fica responsável pela primeira impressão do PDV e promove o impulso de compra. É por isso que você deve ficar atento à vitrine, mantendo-a sempre atualizada de acordo com a sazonalidade, datas comemorativas, estação do ano, entre outros fatores ambientais, como o clima. Tenha em mente que, geralmente, produtos expostos nas vitrines são aqueles que costumam ser mais vendidos, então use isso a seu favor, pois são poucos os consumidores que resistem a uma vitrine bem-elaborada mostrando aquilo que ele “precisa” comprar.

vitrine de loja de halloween

  • Valorize todos os espaços e invista na organização e sinalização da loja

Uma loja bem-organizada é sinônimo de cuidado e proporciona satisfação para o consumidor, por isso é importante sempre mantê-la arrumada, limpa e com um cheiro agradável para o cliente sentir vontade de permanecer na loja por mais tempo.

casal em loja de decoração

Além disso, todo PDV possui zonas quentes e frias, sendo as quentes aquelas onde os clientes com certeza passam, como a entrada, e os produtos expostos são mais vendidos, mas isso não significa que você deva negligenciar as zonas frias. Use sinalizações para conduzir o cliente pela loja e cuide para que ele veja o que você deseja que ele veja.

  • Faça com que os produtos sejam vistos várias vezes

Quanto mais um produto é visto, mais ele é lembrado e possivelmente desejado, esse é um aspecto importante do visual merchandising chamado facings, que é a quantidade de vezes que um produto precisa ser mostrado para convencer o cliente a comprá-lo. Garanta que os produtos que você quer evidenciar apareçam diversas vezes para que ele seja mais vendido.

  • Planeje a iluminação para produzir pontos focais

A iluminação é extremamente importante em uma loja, sendo uma das principais técnicas para chamar a atenção do cliente, pois é ela que reflete o posicionamento da marca, ajuda a criar pontos focais para determinados produtos e pontos da loja, ou disfarçar peças de qualidade inferior.

interior de loja de decoração

Por que eu devo apostar em Visual Merchandising?

Lojas que vendem artigos de decoração e mesa posta têm nas ações de visual merchandising a chance de conquistar o consumidor pelo encantamento. Investir na exposição de uma mesa posta elegante, com combinações encantadoras de jogos americanos, sousplats, guardanapos de tecido, entre outros artigos de decoração, pode ser o empurrão que o seu negócio precisa para alavancar as vendas.

Agora que você conheceu algumas técnicas de visual merchandising, que tal aplicá-las em seu PDV? Conte com os produtos Rafimex para criar o clima ideal e encantar seus clientes! E continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das tendências e novidades do segmento.

Fontes: www.pricefy.com.br | www.sebraers.com.br



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