Skip to main content
Decoração Noir

Decoração Noir: conheça a tendência que chegou para ficar

Elegante, sofisticado, minimalista e contemporâneo. Essas características definem o conceito Noir, uma nova tendência em decoração que tem se mostrado cada vez mais requisitada quando o assunto é design de interiores para adeptos da filosofia “menos é mais”. Confira nesse artigo dicas e sugestões de decoração Noir para transformar os ambientes da sua casa ou PDV em verdadeiras obras de arte conceituais.

Decoração Noir

Noir significa preto em francês, uma expressão inicialmente utilizada para classificar um gênero cinematográfico intitulado “filme noir” (ou estilo de filmagem – até hoje especialistas não chegaram a um consenso sobre essa questão), que deriva da corrente cinematográfica conhecida como expressionismo alemão e da técnica de claro/escuro do pintor barroco Caravaggio.

Saindo da exclusividade das telas de cinema para abranger outras artes, como a moda, o Noir também passou a ser um conceito aplicado à decoração que utiliza a predominância da cor preta para composição de ambientes diversos.

Cores

O preto e demais cores escuras devem, preferencialmente, ser predominantes e harmonizados com tons amadeirados, branco ou paletas de cores derivadas do cinza para resultar em uma decoração sóbria e atemporal, que é o propósito dessa decoração, criando uma atmosfera de aconchego, elegância e refinamento. Uma grande vantagem desse conceito é que os pequenos detalhes fazem uma grande diferença, como ao utilizar objetos na cor dourada, prata e até mesmo de vidro para destacar as áreas desejadas.

Decoração Noir

Iluminação

Ao utilizar preto na decoração, a tendência é que o ambiente fique mais escuro, principalmente se as paredes são pintadas com cores muito escuras. É aí que entra a importância da iluminação, que deve ser planejada para tornar o ambiente agradável e acolhedor. Portanto, invista em luminárias alocadas em pontos estratégicos e lâmpadas potentes que deem conta do recado. Entretanto, caso seja possível, opte também por cômodos com boa iluminação natural.

Decoração Noir

Móveis e objetos

Modernidade e requinte: aposte em tendências minimalistas na hora de comprar os móveis e objetos para compor a decoração noir. Lembre-se que eles devem ter predominância de cores escuras e design arrojado. Também é importante investir em contrastes que transpareçam harmonia, lembrando que as cores do ambiente não devem brigar entre si, mas sim, complementarem-se. Por isso, pense no equilíbrio para não sobrecarregar o ambiente.

A Rafimex publicou um artigo que pode auxiliar na hora de comprar almofadas para decoração (decoração com almofadas) e outro com dicas para decorar a sala de jantar e sala de estar. Não deixe de conferir!

Decoração Noir

Decoração do Quarto

A decoração noir se adequa perfeitamente em qualquer ambiente, mas no quarto ela cai como uma luva. Nesse cômodo é ideal apostar em tons claros para a maior parte da decoração, deixando o preto para os detalhes e objetos decorativos (ou até mesmo roupas de cama) como no exemplo da foto abaixo.

Decoração Noir

Cozinha

O lugar mais apreciado da casa ganha um ar sofisticado e, ao mesmo tempo, descontraído com a mistura de tons escuros e móveis e objetos contemporâneos. Para esse ambiente vale a pena adquirir móveis planejados e eletrodomésticos em tons de preto, pois essas cores complementam a composição com um ar futurístico.

Decoração Noir

Decoração Noir

Mesa posta

A decoração noir não se restringe apenas à decoração de ambientes. Ela também pode ser aplicada em lindas composições de mesa posta devido à sua versatilidade e sofisticação.

Decoração Noir

Decoração Noir

Decoração Noir

Sousplats, jogos americanos, guardanapos de tecido, toalhas e caminhos de mesa, pratos talheres, taças… Os itens são diversos e é muito fácil encontrar as peças nas cores do conceito noir. Veja alguns exemplos da linha Rafimex:
Decoração Rafimex

 

18166BL

 

SP5113_Dourado

 

SP8167

 

SP8167_fendi_1

Os pequenos detalhes fazem toda a diferença na montagem da mesa posta, pois são eles que “quebram” as tonalidades escuras do noir. Você pode conferir mais peças da linha Rafimex nas Novidades do 2º semestre.

Gostou de conhecer os elementos da decoração noir? Então fique de olho em nosso blog e não perca mais nenhum conteúdo!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *