Skip to main content
Combinar Almofadas

Decoração com almofadas grandes e pequenas: como harmonizar?

Descubra como é possível combinar almofadas de estilos e tamanhos diferentes

Combinar Almofadas

No universo do design de interiores, as almofadas são incrivelmente versáteis e representam a maneira mais simples de montar uma decoração sem gastar uma fortuna.

E harmonizar almofadas grandes e pequenas, apesar de ser uma dor de cabeça para muitas pessoas, já virou moda em apartamentos e em outras capitais do sul do país.

É que, com o inverno chegando, esse acessório acaba ficando em destaque por ser também muito bom para aquecer o sofá nos dias mais frios. E uma forma encontrada por designers de interiores de inovar na decoração é misturando almofadas de tamanhos diferentes.

Algumas pessoas até pensam que as almofadas são tipicamente femininas, mas estão completamente erradas nesse ponto. As almofadas são acessórios decorativos neutros. O estilo obtido só depende da escolha que você for fazer.

Se você optar por almofadas de glitter rosa, o lado feminino certamente será destaque. Para um estilo neutro de decoração que pode agradar aos senhores, considere o casamento de cinza e amarelo. As almofadas cinzentas e amarelas são simplesmente lindas!

Por que usar almofadas de tamanhos diferentes?

Ter almofadas com exatamente as mesmas dimensões pode criar uma aparência muito formal. Por outro lado, combinando almofadas de diferentes tamanhos e formas, é mais fácil de se obter uma decoração mais convidativa e divertida. Não é à toa que essa técnica decorativa é tão usada em apartamentos em Florianópolis.

Abaixo, confira oito dicas para também inovar na decoração da sua casa harmonizando almofadas grandes e pequenas em um mesmo espaço.

Dica nº 1: Harmonize as matizes

Seja qual for o seu estilo decorativo, coloque almofadas que pertençam à mesma gama de cores. Isso permitirá que você crie uma harmonia e justifique o uso de almofadas de tamanhos diferentes.

Ou você coloca almofadas em tons de azul (aleatório), o que permite trazer contraste de uma maneira sutil, ou você escolhe padrões com o mesmo azul e outras cores que intervêm para diferenciar os modelos. O importante é selecionar tons que combinem e funcionem bem juntos.

Dica nº 2: Combine materiais diferentes

A partir do momento em que a primeira dica é levada em consideração, você pode associar materiais diferentes (da mesma cor), como linho e cetim, e texturas diversificadas, como veludo, pele e seda.

Combinando materiais e texturas suaves (nas almofadas maiores) e mais marcantes (nas almofadas menores), você tornará a sua sala de estar mais confortável e moderna. Muitas imobiliárias em Curitiba têm apostado nessa técnica decorativa em apartamentos a venda para atrair mais interessados para a compra dos imóveis.

Dica nº 3: Crie uma decoração com um número ímpar de almofadas

Três, cinco, sete… Cabe a você decidir quantas almofadas terá, dependendo do sofá que escolher. Ao optar por um número ímpar, você evitará o lado muito rígido da combinação de dois pares de almofadas, o que poderia prejudicar a harmonia entre as grandes e as pequenas.

Decorar a Sala com Almofadas

Para quem não quer muito chamar a atenção, o ideal é sempre ter menos almofadas menores e mais almofadas maiores.

Dica nº 4: Brinque com as formas geométricas

Se você realizou o sonho de comprar apartamento ou em uma outra cidade praiana, e gostaria de dar um ar mais de praia mesmo à sua sala de estar, essa dica é exatamente o que você precisa.

Afinal de contas, quem foi que disse que uma almofada deve ser quadrada ou retangular? Por que não pode ser de todos os formatos e tamanhos, hein? Triângulos, quadrados, círculos, retângulos… A sua imaginação é que vai ditar o limite.

No caso dessa dica, qualquer disposição no sofá pode harmonizar a junção de almofadas grandes e pequenas, inclusive se estiverem em número par.  Se estiver em busca de um resultado mais suave, aposte em cores menos chamativas.

Essa técnica decorativa também vem sendo muito utilizada em apartamentos a venda em Itapema e tem até dado bastante certo inclusive, pois as vendas de imóveis aumentaram bastante por lá.

Dica nº 5: Coloque as almofadas maiores no lugar certo

Para não esconder as almofadas menores, coloque as maiores sempre atrás, em segundo plano. Isso também é bom para tirar a atenção do tamanho das almofadas e levar os olhos mais para a admiração do estilo.

Para melhorar ainda mais a disposição desses itens decorativos, mantenha as almofadas maiores próximas aos braços do sofá. Esse truque poderá igualmente diminuir a atenção das almofadas grandes, que acabarão ficando como um descanso de braço diferente.

Dica nº 6: Adquira uma capa neutra para o seu sofá

Com o seu sofá tendo uma cor neutra, isso também ajuda a harmonizar almofadas grandes e pequenas. Se você tiver almofadas muito grandes com estampas berrantes, por exemplo, com certeza elas ficarão muito melhor na decoração da sala se estiverem em um sofá de cor neutra do que em um sofá vermelho ou amarelo.

Se a paleta de cores em toda a sua sala de estar for neutra, você pode até escolher duas ou três cores brilhantes para as almofadas menores, para adicionar um pouco de profundidade à sala. A regra é que, quanto mais neutro for o ambiente em questão, mais vibrantes podem ser as cores das suas almofadas pequenas.

Dica nº 7: Dê um ar metálico às almofadas menores

Outra dica para você que conseguiu comprar apartamento em Balneário Camboriú e quer agora dar um ar praiano à decoração do seu apê é investir em tons metalizados, que sempre têm muito a ver com esses locais veraneios.

Se lembra da imagem que você viu logo no início do post? Você pode imitar essa ideia e colocar uma almofada pequena com capa metalizada no seu sofá para ver se você gosta.

O importante é tomar cuidado para não exagerar na quantidade de almofadas metalizadas, ou do contrário a sua casa pode acabar parecendo uma boate ou algum outro tipo de casa noturna.

Dica nº 8: Não resista a novas mudanças

Ainda que uma dessas dicas tenha agradado muito a sua família, tente mudar a orientação das suas almofadas de tempos em tempos para que a decoração não acabe ficando muito monótona. A boa notícia é que com almofadas grandes e pequenas, você com certeza conseguirá montar muitas decorações bonitas e diferenciadas.

Compartilhe as dicas com os seus amigos!

Quer ver mais itens de decoração disponibilizados pela Rafimex? Também temos itens para cama e mesa. Acesse o nosso site e baixe o catálogo de produtos.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *